Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de Desenvolvimento Pessoal

Partilha de experiências, reflexões e outros textos sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento para inspirar e melhorar a sua vida. Contadas por uma pessoa a caminho de se encontrar.

Diário de Desenvolvimento Pessoal

Partilha de experiências, reflexões e outros textos sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento para inspirar e melhorar a sua vida. Contadas por uma pessoa a caminho de se encontrar.

Sex | 05.10.18

Aceitar a Rejeição

M.S.

Durante muito tempo, mesmo inconscientemente, sempre que alguém me rejeitava, eu lutava contra isso. Mesmo que até pudesse não simpatizar muito com a pessoa. Assim que sentia que ela me rejeitava de qualquer forma, eu lutava para conquistar a sua admiração ou para me mostrar superior a ela. Até podemos não gostar da pessoa, mas no momento em que nos dizem que não gostam de nós, há algo que fica magoado, ressentido e que não quer ceder. Não queremos dar a razão para a outra pessoa não gostar de nós.

É devido essencialmente ao nosso ego. A nossa vontade de ser perfeito e adorado por todos. Todos o temos e ele é necessário. No entanto, se o deixamos que tome o controlo, ele poderá fazer mais mal do que bem. Isso acontece muito com a rejeição. Quando nos sentimos rejeitados, o melhor que temos a fazer é aceitar. A rejeição não tem nada a ver com a lógica.

Assim como, quando nós não sentimos afinidade com outra pessoa, devemos aceitar e deixá-la ir. Não precisamos de criticar ou de nos justificar. Apenas aceitar o sentimento. Parece fácil, mas nestas situações costumamos ir com os outros e reagir em vez de agir conscientemente. Falo por experiência.

Ao sentar e respirar e deixar a razão, a justificação e permitir que os sentimentos sejam como são até passarem, é o melhor. Tudo passa. Hoje podemos sentir que nos rejeitam sem razão, amanhã podem ser outras pessoas sentir que nós as rejeitamos.

Senta-te fica atento aos teus sentimentos, abraça-os com carinho. Abraça-te com carinho na tua imaginação. A rejeição e a solidão são sentimentos que interferem muito com os nossos medos e por isso temos de ter força. Dar-nos aquele carinho e compreensão que gostaríamos que os outros nos dessem é o primeiro passo.

A rejeição é apenas uma ilusão porque há imensas pessoas que nos aceitam e o Universo está connosco. Ninguém está sozinho. Somos apenas limitados a ver as estrelas de longe. Portanto, todo o Universo acolhe-te e cuida-te mesmo que não consigas ver.

aceitação.jpg